Exposição aberta em São Pedro da Aldeia conta a história de Wilson Tito Mendes

Mostra documental está aberta à visitação na Casa da Cultura até esta quarta (27)

Está aberta, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a exposição “Wilson Tito Mendes”, que retrata a trajetória do político, nascido em São Pedro da Aldeia. A mostra apresenta cerca de 20 peças documentais, que contam a história do ex-deputado, que foi preso, cassado e teve seus direitos políticos suspensos durante a Ditadura Militar. A iniciativa é uma realização da pesquisadora Júnia Rocha, por meio do edital de Circulação Cultural da Prefeitura de Cabo Frio, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura aldeense. A visitação é gratuita até as 16h30 desta quarta-feira (27/03).

Representando o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a diretora da pasta, Giselle Lima, acompanhou o primeiro dia de visitações na Casa da Cultura. “Ficamos felizes em abrir as portas da Casa da Cultura para essa exposição. É uma excelente oportunidade para que a nossa população possa conhecer a história dessa personalidade pública, que é nascida na cidade, e que construiu uma trajetória política de grande relevância na Região dos Lagos. O material documental apresentado nesta mostra é riquíssimo e resgata a memória histórica do nosso país, especialmente sobre o período sombrio da ditadura militar”, disse.

A diretora municipal de Cultura, Giselle Lima (à direita), participou do primeiro dia da exposição
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Os visitantes podem conferir de perto recortes de jornais, fotografias e cartas de acervo pessoal, quadros, textos narrativos, atas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e da Câmara Municipal de Cabo Frio, além de documentos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), que estão sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a escritora e historiadora Júnia Rocha, responsável pela curadoria e organização da mostra, a proposta é apresentar a trajetória política de um cidadão comprometido com a democracia e que sofreu as consequências arbitrárias da Ditadura Militar. “Wilson Mendes é filho dessa terra, é aldeense e é muito simbólico contar essa história na cidade onde ele nasceu. Quando se fala em Ditadura Militar, a gente sempre ouve falar dos grandes centros, das metrópoles, mas ter esse olhar sobre como tudo isso se deu no interior, da repressão e da resistência na nossa região, através da biografia de Wilson Mendes, é muito interessante e importantíssimo. Eu fico muito feliz e grata pelo apoio e colaboração da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, que abraçou esse projeto e nos recebeu nessa Casa linda”, disse.

Vindo de Cabo Frio, o jornalista Walmor Freitas foi um dos primeiros visitantes da exposição. “Nossa região é muito rica em história e não tem como não se encantar. É fundamental que a gente conheça também as figuras que foram importantes na nossa região, como o Wilson Mendes. Quando se fala nessa personalidade política, as pessoas já remetem à Cabo Frio, então essa integração entre os municípios para trazer a história dessa figura aqui para São Pedro da Aldeia foi muito bacana. Parabéns à Junia pela iniciativa e a Secretaria de Cultura pelo apoio”, destacou.

O jornalista Walmor Freitas (à esquerda) foi um dos primeiros visitantes
Foto:
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

A mostra também contou com a visita de grupos de estudantes da rede pública estadual, das turmas de primeiro ano do Ensino Médio dos colégios Doutor Feliciano Sodré e José Rascão. “Dentro da nossa disciplina ‘Projeto de Vida’, a gente tem como foco três eixos principais, o pessoal, o social e o profissional, e agora estamos trabalhando questões de cultura e formação da identidade local. Então, participar dessa exposição contribui muito para esse aprendizado e para que os alunos possam ter um contato mais próximo com o campo da pesquisa, através da história desse personagem local. Ter essa troca e essa interação na prática é muito importante”, destacou o professor de História, Leonardo Nunes, que acompanhou os alunos da turma 1005 do C. E. José Rascão.

A exposição “Wilson Tito Mendes” foi um dos projetos contemplados pelo edital de Circulação Cultural, da Prefeitura de Cabo Frio, na categoria “Obras Acadêmicas”. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.