A noite desta quinta-feira (29) foi marcada por homenagens virtuais aos artistas, bailarinos, coreógrafos e professores de dança que movimentam o cenário cultural de São Pedro da Aldeia. A transmissão ao vivo, em alusão ao Dia Internacional da Dança, foi promovida pela Secretaria Adjunta de Cultura e contou com a participação de convidados especiais e representantes do segmento. A programação incluiu exibição de vídeos e apresentações de dança.
De acordo com o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, a iniciativa foi uma alternativa encontrada pela pasta para celebrar a data, respeitando as medidas de prevenção à Covid-19. “A gente não podia deixar de lembrar desse momento e desse segmento cultural tão lindo e importante para a nossa cidade. Nós temos muitos agentes culturais, professores, instrutores, profissionais e amadores envolvidos com a Dança, que precisam ser valorizados, reconhecidos e homenageados. São eles os grandes responsáveis por manter os espaços e fazer com que essa arte alcance ainda mais pessoas”, disse.
Participações especiais
Com quase 2h de duração, o encontro virtual teve curadoria do coreógrafo, produtor cultural e assessor institucional de Cultura, Ramirez Menezes, e mediação da jornalista Lia Amorelli. Participaram como convidadas especiais a gestora de projetos e consultora na área de fomento à Cultura, Patrícia Castro; a diretora artística e fundadora da “Arte e Cultura”, Cris Aguiar; a presidente do Colegiado Estadual de Danças do Rio de Janeiro e do Fórum da Baixada Litorânea, Denise Acquarone; e a presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ), Bete Spinelli.
“Para quem vive da dança, como eu, comemorar essa data é importantíssimo. As pessoas precisam entender que a dança não é um lazer, mas uma profissão como qualquer outra, que exige dedicação, talento e, principalmente muito estudo”.
Bete Spinelli, presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ)
Durante a live, as convidadas apresentaram seus trabalhos desenvolvidos com o propósito de apoiar a classe artística e fortalecer a cadeia produtiva da Dança, inclusive na elaboração de projetos culturais e também de propostas no âmbito da Lei Aldir Blanc, bem como ações de arrecadação de alimentos para os artistas prejudicados pela pandemia.
Apoio
Na oportunidade, o secretário também falou projetos futuros e ações em andamento, como o cadastramento on-line de agentes culturais do município para formação de um banco de dados, e os avanços obtidos pela pasta desde o início da gestão, entre eles a sanção da Lei nº 2.929/2021, que ampliou a representação de segmentos no Conselho Municipal de Política Cultural. “O prefeito Fábio do Pastel tem sido um grande incentivador da Cultura. Somos gratos por tudo o que temos conseguido realizar mesmo em tempos tão difíceis”, reforçou Thiago.
Já o curador Ramirez Menezes destacou o apoio dado pela Secretaria Adjunta de Cultura, na pessoa do secretário, aos projetos propostos pelos representantes do segmento. “Atuo há 38 anos com dança, sempre corri atrás para concretizar projetos e hoje estamos passando por um dos piores momentos, devido a pandemia. Para nós, profissionais, é muito bom saber que temos à frente da Secretaria de Cultura um artista, que entende a nossa realidade, nos contempla e abraça os nossos projetos culturais”, destacou.
Homenagens
Em clima leve e descontraído, a transmissão ao vivo foi marcada por interação e participação do público, inclusive de internautas de Berlim, na Alemanha. Ao longo da transmissão, fãs e amantes da arte da dança de dentro e fora do Estado deixavam mensagens de incentivo e apoio à classe. “Os admiradores das artes percebem os benefícios físicos, mentais e emocionais que elas proporcionam à nossa saúde, seja através da atividade terapêutica, física ou do divertimento. E isso acontece a curto, médio ou longo prazo”, comentou a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima.
Durante a transmissão, também foi exibido um vídeo de dança inclusiva, desenvolvido junto às crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cabo Frio, que tem como foco a integração de pessoas com deficiência.
“A dança, como outros segmentos artísticos, é um excelente recurso de inclusão social. As experiências com a dança criam possibilidades incríveis, principalmente a superação de nossos limites”.
Evana Peres, supervisora pedagógica da Escola de Artes Municipal.
O encontro foi encerrado com uma apresentação de dança ao vivo do professor de dança Alex Salles e com uma homenagem, em vídeo, estrelada pelos professores de dança da Escola de Artes Municipal, Ana Thereza Rebello, Celina Portella, Diego Vivas e Ramirez Menezes.