A sede própria, com dois andares e mais de dois mil metros quadrados de área construída, trouxe mais conforto aos alunos e professores
Desde março de 2016, quando passou a funcionar na sua sede própria, a Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães já formou 439 alunos. Este ano, antes da pandemia, possuía 630 estudantes matriculados, do 6° ao 9° ano.
A unidade escolar foi a maior já construída na cidade, com mais de dois mil metros quadrados de edificação. O novo espaço, localizado no bairro Fluminense, é mais amplo, totalmente acessível e equipado com 13 salas de aula, auditório, laboratórios de informática e de ciências, sala de leitura, refeitório, cozinha, ginásio poliesportivo coberto e com arquibancadas.
Sonho realizado
Segundo a diretora geral da unidade, Geiza da Cruz, a construção da nova sede era um desejo e uma antiga necessidade da comunidade escolar. “A escola funcionava anteriormente em um galpão e limitava muito a realização de algumas atividades, como as de educação física e atividades de experimentos científicos, sem levar em conta as acomodações das salas de aula, com baixa luminosidade natural, pouca ou nenhuma saída de ar. Quando, enfim, chegamos à sede da Escola Miriam, um leque de possibilidades se abriu. Claro que muitos desafios surgem dentro de uma estrutura predial na proporção da Escola Miriam, mas os fatores positivos predominam, grandemente, nessa tarefa linda de fazer acontecer educação”, destaca.
Investimento em Educação
A nova sede da Escola Miriam foi a quarta escola entregue ao município nos últimos oito anos. A unidade, que chama a atenção por quem passa pela Rodovia RJ-140 devido à sua grandiosidade, atende aos critérios e normas de acessibilidade. A obra levou também novas áreas verdes e melhorias no entorno, incluindo a pavimentação das ruas laterais à unidade.
Um dos destaques do projeto foi a construção do ginásio poliesportivo Professor Milton Benedito da Silva para a realização de atividades esportivas e eventos escolares, em um espaço totalmente coberto e com arquibancadas para o público.
O ginásio já sediou uma série de eventos extra/intracurriculares, como os Jogos Escolares de São Pedro da Aldeia (JESPA), as Olimpíadas Municipais de Matemática, formaturas do Projeto Defesinha, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e do Projeto Policial Militar Cidadão, a terceira edição do Seminário Rogério Wong Karatê e Kobudô, entre outros.
“A quadra poliesportiva coberta é certamente um destaque, que sempre causou encantamento aos nossos alunos. Lá, nós promovemos os nossos torneios interclasses, que acontecem todos os anos desde que mudamos para a nova sede, além das aulas de educação física e recreação, tudo isso em um ambiente seguro e organizado”, complementa a vice-diretora Eliane Passos.
Atualmente, devido à pandemia de coronavírus, a escola segue com os atendimentos aos pais e responsáveis para distribuição dos materiais impressos pedagógicos.