Cidadão aldeense pode ajudar a tornar o serviço de iluminação pública cada vez mais eficiente ao alertar, via WhatsApp, sobre pontos que precisam de reparo
Para deixar a cidade mais segura e iluminada, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia trabalha com um cronograma de atendimentos para garantir a iluminação pública de ruas e praças. Durante o mês de agosto, a equipe municipal efetuou reparos em 885 pontos de iluminação e atendeu cerca de 40 bairros da cidade. O serviço também conta com a participação direta da população, que pode encaminhar demandas via mensagens de WhatsApp, pelo número do Alô Cidadão, canal de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão.
As localidades com mais registros de atendimento foram Porto da Aldeia, com 69 pontos restabelecidos; Parque Arruda, com 67; Recanto do Sol e Centro, ambos com 61 pontos atendidos; Vinhateiro, com 58; Retiro, com 48; Baixo Grande, com 44 pontos, e Balneário, com 40.
As equipes de Iluminação Pública também atenderam os bairros Colina, Praia Linda, Campo Redondo, Estação, Poço Fundo, Recanto das Orquídeas, Alecrim, Nova São Pedro, Rua do Fogo, Bela Vista, São Jose, Flexeira, Boqueirão, Jardim Soledade. Parque Estoril, Mossoró, Porto do Carro, Fluminense, Morro do Milagre, Praia do Sudoeste, São João, Baleia, Ponta da Areia, Botafogo, Cajaeiro, Pau Rachado, Cruz, Sergeira, São Mateus, Três Vendas e Jardim Morada da Aldeia.
APOIO DA POPULAÇÃO
Os moradores de São Pedro da Aldeia também podem ajudar a Prefeitura a tornar o serviço cada vez mais eficiente ao alertar sobre os pontos de iluminação em vias públicas que precisam da manutenção, como fez Tatiana Marins, moradora da Nova São Pedro. Ela solicitou o serviço por meio do “Alô Cidadão”, via WhatsApp, e contou que, ao chegar em casa à noite, verificou, com satisfação, a restauração do ponto próximo à sua residência.
Morador da Praia Linda, Luís Euphemio relata que, apesar da ação de terceiros, que acabam mexendo na fiação e criando problemas na iluminação, todas as suas solicitações são atendidas com rapidez pela Secretaria de Serviços Públicos. José Lima, que mora no centro da cidade, também elogia a agilidade no atendimento.
José Ambrósio dos Santos foi outro morador que solicitou o serviço por meio do WhatsApp e ficou contente com a resolução. “A solicitação da troca foi atendida rapidamente e em dois postes. É muito bom ver que o Alô Cidadão realmente funciona, fiquei satisfeito”, afirma José, que mora no Centro.
SOBRE O SERVIÇO
Os serviços de iluminação pública na cidade compreendem manutenção e troca de materiais. Considerando as necessidades de cada local, o trabalho pode envolver troca de lâmpadas, reatores, relés, bases externas, disjuntores, cabos, braços de luz, luminárias e comandos de acionamento, além da troca de postes pertencentes ao parque de iluminação municipal, como os superpostes de praças públicas.
O setor conta com três equipes de manutenção, que trabalham diariamente nos bairros aldeenses. Duas equipes atuam com o auxílio de caminhões novos, identificados e equipados com cesto aéreo, seguindo a programação de trabalho nos bairros. Já a outra equipe atua em demandas específicas, que não necessitam de cesto aéreo, e do “Alô Cidadão”.
VANDALISMO É OBSTÁCULO
A eficiência da manutenção pública, no entanto, encontra um obstáculo na depredação dos pontos de iluminação. Não é difícil para as equipes encontrarem luminárias públicas danificadas, com sinais de vandalismo, fios cortados ou ausência da fotocélula responsável pelo acendimento dos postes.
Nesses casos, o prejuízo vai além da parte financeira, aumentando a escuridão nas ruas e diminuindo a sensação de segurança dos moradores, que são os mais atingidos pela ação. A reposição do material depredado faz com que a equipe volte ao local para refazer o serviço, enquanto poderia estender novos atendimentos a outros bairros no município.
SAIBA COMO SOLICITAR A MANUTENÇÃO
Ao solicitar o serviço de manutenção da iluminação pública, é fundamental que o morador seja preciso nas informações, encaminhando o endereço completo, com nome da rua, número da residência, bairro e um ponto de referência do local onde o reparo deve ser realizado. Dessa forma, o processo de atendimento e reparo é agilizado.
Para encaminhar demandas ao setor de Iluminação Pública, o morador pode enviar uma mensagem por WhatsApp para o “Alô Cidadão”, no número (22) 9 9610 5040. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.