Melhor em Casa promove curso de capacitação para cuidadores

Saúde do homem foi um dos temas do encontro, em celebração ao Novembro Azul

A equipe do Melhor em Casa de São Pedro da Aldeia promoveu mais um encontro de valorização e capacitação a cuidadores de pacientes atendidos pelo Programa. Em celebração do Novembro Azul, os palestrantes focaram seus temas na promoção da saúde do homem.

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (29), nas dependências da Unopar. O objetivo é colaborar para que familiares e pessoas responsáveis pelos pacientes tenham melhores práticas no manejo e saibam quais os cuidados principais para manter a saúde do usuário e para que também se preocupem com seu próprio bem-estar.

A psicóloga Fátima da Luz Pereira falou da importância do autoconhecimento, da comunicação e o saber como forma de valorização e crescimento individual. Ele afirma que o responsável por outra deve ser capaz de saber seu papel e ter condições de amparar a quem precisa de sua ajuda. “O cuidador, geralmente, acumula várias funções e por isso precisa reorganizar os papéis que lhe competem, porque normalmente esta pessoa é a mãe, a filha, o esposo ou esposa do paciente. As mudanças acontecem nos relacionamentos, nas finanças, na convivência familiar, por isso a importância dessa pessoa delegar funções, distribuir responsabilidades, pedir ajuda. É necessário que essa pessoa tire pelo menos uma hora por dia para cuidar de si, fazer uma reflexão, conversar, ler, realizar alguma atividade que lhe traga prazer”, disse Fátima.

Já o médico Constante Ramos falou das principais causas, prevenção e tratamento para a hipertensão arterial e o diabetes melitus, mostrando métodos simples e eficazes de se tratar e prevenir complicações desses males. “O nosso objetivo é conscientizar a população masculina que é necessário o cuidado preventivo, lembrando que o homem, a partir dos 40 anos, precisa fazer consultas periódicas. E para este fim contamos com a colaboração das mulheres para que levem seus pais, filhos, maridos e irmãos a um posto de saúde, para a realização de exames.”

O evento faz parte do ciclo de atividades criada pelo Melhor em Casa de São Pedro da Aldeia, que tem como premissa a humanização no atendimento aos usuários do SUS e a capacitação dos familiares e cuidadores, mostrando a eles o quanto são importantes dentro da rede de atendimento a quem precisa de cuidados de saúde domiciliar.