A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou, na manhã desta sexta-feira(2), panfletagem educativa na feira livre do município, como parte das ações desenvolvidas durante a semana em Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Durante a mobilização, foi distribuído material impresso com orientações sobre a forma de sensibilizar a sociedade para o combate ao abuso e à exploração sexual contra o público-alvo.
A iniciativa contou com a presença de uma equipe multidisciplinar da prefeitura, que reuniu servidores das secretarias de Educação, da SASDH, além de representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de proteger as crianças e denunciar os crimes de variadas formas de abuso contra a criança e o adolescente.
A secretária da pasta, Diana Alves, esteve presente no evento e ressaltou a importância de dar visibilidade para a população sobre os canais de denúncia. “Nós temos os equipamentos da rede de assistência, que também recebem essa demanda de violação de direitos tanto de criança e adolescente, quanto de mulher no que se refere à violência doméstica, idosos, pessoas com deficiência. Toda essa rede de proteção trabalha de forma humanizada para trazer o melhor atendimento à população aldeense. Então, precisamos contar com o apoio da sociedade para denunciar as violações dos direitos garantidos pela constituição”, pontuou a secretária.
O vice-prefeito, Júlio Queiroz, também acompanhou a atividade, pois, segundo ele, a ação tem muita importância para a população. “É muito significativo discutir o assunto bem próximo à população porque existe a necessidade da reflexão e de uma maior discussão sobre o tema com a sociedade, que deve ser bem informada para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes”, ressaltou Júlio.
De acordo com a titular da Coordenadoria de Política voltada para a Criança e Adolescente da SASDH, Luciana de Oliveira, ação, alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, visa conscientizar a população em torno da causa. “A equipe continuará atuando preventivamente e incentivando a denúncia de casos em que ocorre a exploração infantil”, destaca.
Havendo qualquer suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também pelo 181 ou Conselho Tutelar local (22) 2627-6570, também podendo acionar o 190 – Polícia Militar e o novo número do Governo Federal via Whatsapp (66) 99656-5008. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.
Participaram ainda da mobilização, a subsecretária da SASDH, Claudia Brasil, a coordenadora de Políticas para Mulheres, da SASDH, Renata Santos, a representante da Secretaria de Educação e integrante do CMDCA, Maria Regina S. Rosa, a coordenadora da Instituição Aldeia da Infância Feliz e integrante do CMDCA, Sandra Jardim e Ubirajara Ramos Barenco, integrante do Conselheiro Tutelar.