Passeio cultural pelo Centro Histórico de São Pedro da Aldeia acontece nesta quarta-feira (18)

Atividade é gratuita e será conduzida pela educadora patrimonial Elizabeth Franco; interessados devem confirmar presença via WhatsApp

Os moradores de São Pedro da Aldeia que tenham interesse em conhecer a história dos patrimônios culturais do Centro Histórico da cidade terão a chance de participar de um passeio especial nesta quarta-feira (18), das 15h às 17h. O circuito histórico será conduzido pela educadora patrimonial Elizabeth Franco, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados devem confirmar a presença, via WhatsApp, pelo número (22) 98109-7845.

A atividade faz parte do projeto “Patrimônios Aldeenses”, desenvolvido por Elizabeth com o intuito de promover a educação patrimonial e a valorização das riquezas de São Pedro da Aldeia. “O objetivo principal é despertar para a importância do Centro Histórico aldeense na formação do Brasil e fazer com que esses participantes possam ser tornar propagadores dessa história”, ressaltou a educadora, que há mais de 10 anos realiza trabalhos voltados à preservação e ao resgate da memória aldeense.

Atividade será conduzida pela agente cultural Elizabeth Franco
Foto:
Arquivo pessoal

O percurso inclui a visitação às principais edificações históricas que compõem o Centro da cidade, passando pela Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, Igreja dos Jesuítas (Igreja Matriz), Convento dos Jesuítas, Cemitério da Irmandade, o coreto e o monumento a catequese instalado na Praça Agenor Santos. O circuito vai passar, ainda, pela Praça do Canhão, obelisco, Casa dos Azulejos e seus portais, que têm vista para a Lagoa de Araruama e Serra de Sapiatiba.

Qualquer pessoa pode participar da atividade, mas menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável. A recomendação é que os participantes compareçam de tênis e roupas leves, além de uma garrafa de água. “Lembrando que, para manter a organização do passeio, precisamos limitar o número de vagas. Quem tiver interesse, basta entrar em contato”, reforçou Elizabeth.