Portal Turismo

CADASTUR

Se você é um prestador de serviços turísticos em São Pedro da Aldeia e deseja ser encontrado pelos nossos turistas e visitantes, faça o seu cadastro no Cadastur!

Conheça o
Nosso Paraíso

São Pedro da Aldeia é um balneário charmoso, a cerca de 2 horas de distância da capital fluminense. Conhecida pelas suas praias de águas tranquilas, a cidade também oferece opções para visitantes que apreciam o turismo histórico-cultural e o contato com a natureza. Se no passado a nossa cidade recebeu a Princesa Isabel, o Conde D’eu, o botânico francês Auguste de Saint-Hilaire e o biólogo inglês Charles Darwin, hoje convidamos você e sua família a serem abraçados pela nossa hospitalidade.

Nossas praias, com águas tranquilas e cristalinas, são o ambiente perfeito para você e sua família desfrutarem de bons momentos de lazer e em segurança. A Lagoa de Araruama, maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo, é o cenário da pesca artesanal, dos esportes náuticos e do lazer familiar. A beleza da nossa orla é um caso à parte, certamente você vai se apaixonar.

A atividade pesqueira, que gera renda para muitas famílias da nossa cidade, proporciona uma rica experiência de turismo comunitário caiçara. Nosso espelho d’água proporciona excelentes raias para a prática de esportes náuticos. O nosso pôr do sol é sempre um espetáculo e estará entre as suas melhores fotos.

Um passeio pelo centro histórico aldeense é uma viagem pela História do Brasil. O Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Sítio Histórico de São Pedro da Aldeia, que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 30 de outubro de 2006, sob o processo de nº E-18/000.572/2006, conserva o traçado urbano a partir do qual a cidade se desenvolveu. Esse tombamento inclui diversas residências em estilo colonial, monumentos, portais e, destacadamente, a Igreja Matriz, também tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 12 de agosto de 1938 sob o processo nº 0179-T-38. Nos fundos da Igreja Matriz está o histórico Cemitério da Irmandade, com seus mausoléus que são pura arte. No Bairro Parque Estoril temos a Casa da Flor, a primorosa obra da arquitetura espontânea de Gabriel Joaquim dos Santos, reconhecida internacionalmente e também tombada pelo IPHAN. Aqui nesta aba você pode conferir esses e outros patrimônios culturais aldeenses, mas o nosso convite é para que você e sua família venham ver de perto como a nossa cidade é rica histórica e culturalmente.

Clique e conheça

NOSSA HOSPITALIDADE

São Pedro da Aldeia sempre recebeu seus visitantes de braços abertos, desde os tempos mais remotos. Muitos não conseguiram ir embora, outros voltaram e aqui se estabeleceram. A hospitalidade é uma marca do aldeense e hoje, cada vez mais, temos buscado melhorar nossa oferta, brindando nossos turistas com uma hotelaria e serviços de alimentos e bebidas que já contribuem para uma experiência marcante. Você e sua família vão encontrar excelentes opções de gastronomia e hospedagem em São Pedro da aldeia.

A História de São Pedro da Aldeia está diretamente ligada à própria do História do Brasil, nas suas diversas fases do século XVI até nossos dias. A nossa rica arquitetura colonial, com seu casario, igrejas, e até um cemitério e um canhão, contam a nossa história.

Siga-nos no

Instagram

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui