Prefeitura antecipa pagamento da segunda parcela do 13º salário

Adiantamento é uma iniciativa do prefeito, Fábio do Pastel, para fomentar a economia aldeense
Fotos: Bruninho Volotão e Robson Cruz / Divulgação PMSPA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos nesta quarta-feira (15). A iniciativa do governo Fábio do Pastel visa fomentar a economia local, especialmente diante do atual cenário pandêmico. A primeira parte foi paga de forma inédita no dia 15 de julho.

O prefeito, Fábio do Pastel, destaca que o governo trabalha para promover a retomada econômica local, além de reafirmar a valorização dos servidores públicos. “Ter o pagamento dos funcionários em dia é um compromisso do nosso governo, ainda mais neste momento de recuperação da economia na cidade. Sabemos também da dedicação de cada servidor, que merece ser valorizado. Após muito planejamento desde o início do ano, conseguimos antecipar o pagamento das duas parcelas do décimo terceiro”, declarou.

O compromisso da gestão é quitar o benefício até o dia 20 de dezembro, porém com o planejamento e empenho das secretarias de Fazenda e Administração, além do setor de Recursos Humanos (RH), foi possível antecipar a cota. O pagamento é destinado aos 3.825 servidores municipais ativos. A primeira metade foi paga também de forma adiantada em 15 de julho, sem deduções.

Segundo o secretário de Fazenda, Renaldo Martins, a medida foi o resultado de estudo de viabilidade econômica realizado desde o início do ano no município. Ele ressalta que o planejamento das pastas envolvidas foi essencial.

“Essa iniciativa só foi possível graças ao empenho e planejamento da gestão pública e da eficiência de todos os setores envolvidos. Estamos analisando o orçamento municipal desde o início da gestão para certificar o fomento à economia. Mesmo com as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia da Covid-19, o município mantém o pagamento dos funcionários em dia todos os meses, garantindo o aquecimento da economia local”, apontou.

Com o aporte efetuado pela administração pública, o comércio local também é beneficiado. Em momento de retomada econômica do cenário pandêmico, a cidade que é essencialmente turística, ganha direta e indiretamente com o adiantamento do décimo terceiro salário. O pagamento da segunda parcela ocorre com as devidas deduções do Imposto de Renda e do INSS.