Prefeitura de São Pedro da Aldeia sai na frente e se torna uma das primeiras a anunciar reajuste de 33,24% no piso salarial do magistério

Servidores efetivos também receberão aumento de 5% a partir do mês de maio

Na última sexta-feira (18), foi anunciado o reajuste salarial para profissionais do magistério. A prefeitura municipal de São Pedro da Aldeia confirmou o aumento de 33,24%, de acordo com a Lei Federal 11.738, de 2008, do Piso Nacional dos Professores.

A medida que institui o novo piso salarial dos professores da educação básica das redes públicas estaduais e municipais, foi oficializada pelo Governo Federal no dia 27 de janeiro de 2022. regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB).

Para o secretário de Educação, professor Elias Valadão da Mota, toda medida que venha a trazer valorização aos educadores, é um ganho total para o município. “De certo, devemos levar sempre em consideração tudo aquilo que venha valorizar o profissional do magistério. A profissão que contribui diretamente para outras profissões, merece atenção e respeito. É muito mais do que uma correção no piso salarial, é o reconhecimento dos profissionais que contribuem para uma sociedade digna”, disse o secretário.

O reajuste se trata de uma valorização profissional necessária, onde deve ser aplicada a adequação anual. Também serão pagos os retroativos referentes aos meses de janeiro e fevereiro. Vale lembrar que o profissional que possui duas matrículas, receberá de forma equivalente.

A partir do mês de maio, também entrará em vigor reajuste de 5%, que será dado aos servidores efetivos a partir do mês de maio. O realinhamento faz parte do plano de recomposição salarial, já posto em prática desde janeiro, onde os funcionários públicos já começaram a receber o incremento de 14,12% no pagamento.