Professores da Educação Infantil participam de encontro de formação

Os profissionais da Creche ao Pré II da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia participaram de mais um encontro mensal de Formação para Professores da Educação Infantil (FPEI), realizado no Centro de Formação Continuada (CEFOR). As coordenadoras da Educação Infantil, Alessandra Barbosa e Lediane Gastanes, e a auxiliar da coordenação, Aline Beranguer, acompanharam as atividades.

Foto: Lílian Souza

A formação do mês de agosto deu início às atividades do segundo semestre do ano letivo e retornou com a questão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando o trabalho pedagógico dentro dos campos de experiência e a organização curricular da Educação Infantil através desses campos. A pauta do encontro incluiu, ainda, sequência didática, campos de experiência, material pedagógico e literatura infantil.

Foto: Lílian Souza

Segundo uma das formadoras, Nathália Agnes, o encontro enfatizou a importância da literatura infantil e do uso da literatura no cotidiano da creche e da pré-escola, como fonte primordial de conhecimento e de desenvolvimento do pensamento crítico. “Fizemos a parte teórica e depois a construção e elaboração de histórias infantis, a produção de elementos dos personagens, a importância do trabalho da ação da criança ao ser ouvinte de história e também produtor”, explicou.

Foto: Lílian Souza

Sistematizar o estudo da Sequência Didática como modalidade de planejamento, entender a relação BNCC X Campos de experiência e a produção de matérias pedagógicas usando recursos sustentáveis também foram temas abordados durante o encontro.

Foto: Lílian Souza

As capacitações são ministradas pelas formadoras Nathália Agnes, Maria Clarete Martins e Karina Rhodes.