Profissionais da saúde participam de oficina do Programa Saúde na Escola

Foco é o cuidado integral à saúde dos alunos das escolas municipais

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, promoveu uma oficina do Programa Saúde na Escola (PSE), com grupos de trabalho e discussão, direcionada às equipes de Atenção Primária à Saúde e coordenadores de setores. A ação teve como objetivo disseminar informações que possam contribuir para o cuidado integral à saúde dos alunos das escolas municipais de São Pedro da Aldeia.

O evento foi realizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense. Os participantes tiveram a oportunidade de debater políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, além de ações para promoção da saúde e educação integral.

A coordenadora do NEPS, Thalisia dos Santos, ressaltou a importância do apoio do Estado na formação de recursos humanos. Na oportunidade, Thalisia agradeceu a presença das equipes de saúde e o apoio da Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Programas Federais.

A oficina aconteceu na última quarta (18/01) e quinta-feira (19/01), quando grupos de profissionais das UBS e ESFs puderam discutir as futuras ações do PSE no município de São Pedro da Aldeia, a partir da visão de quem atua na atenção básica aos usuários do SUS.

Na quinta-feira (19/01), a técnica do PSE da Superintendência de Atenção Primária do Estado, Ana Carolina Tavares Vieira, foi a palestrante convidada, abordando as premissas e diretrizes do programa. Ana Carolina também enalteceu a premiação que São Pedro da Aldeia conquistou na Mostra Estadual do Programa Saúde na Escola, do Rio de Janeiro.

O evento marcou, ainda, o lançamento de um livreto com informações básicas a respeito do funcionamento do PSE, as responsabilidades da Atenção Primária e a articulação com a rede de ensino, além de apresentar experiências e vivências bem-sucedidas durante o último ano em São Pedro da Aldeia.