Projeto cultural beneficiado pela Lei Aldir Blanc apresenta live com trio de forró neste domingo (29)

Show com Trio Amargô terá transmissão ao vivo pelo canal do projeto Forró na Praça no Youtube

O fim de semana será de muita animação para os fãs do forró pé de serra. O projeto Forró na Praça vai apresentar, neste domingo (29), uma live com o trio Amargô. A iniciativa foi uma das contempladas pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia e tem como proposta fomentar o ritmo e a cultura nordestina. O show terá transmissão ao vivo pelo canal do projeto no Youtube. Clique AQUI para acessar.

Agente cultural e proponente do projeto, Josephane Lima conta que o “Forró na Praça” nasceu com o objetivo de levar aulas e bailes gratuitos às praças da cidade. “Devido à pandemia, tivemos que migrar para o formato on-line, utilizando os nossos canais oficiais no Instagram e no Youtube. A Lei Aldir Blanc chegou em um momento muito importante para o nosso coletivo. Foi uma forma de auxiliar, emergencialmente, nós, agentes e produtores, e os artistas até que seja possível a retomada das atividades presenciais”, destacou.

Com produção do coletivo Pé N’Areia, o show vai apresentar uma seleção de músicas autorais e releituras de forrós tradicionais, passando pelo baião, xote e xaxado. O trio musical é composto pelos músicos Rodrigo “Rodri” Guimarães, Thays Sodré e Vinicius Brandão, o “Carinhoso”.

“É um grande prazer participar desse projeto e nós precisamos que floresçam mais iniciativas como essa para poder difundir o nosso forró pé de serra e fomentar essa cultura. Nesse período de pandemia, as leis de incentivo à cultura têm sido fundamentais para viabilizar esses projetos culturais, que saem do papel e transformam a vida das pessoas que têm contato com a arte”, disse Thays, co-fundadora e uma das intérpretes do trio.

Conheça o trio Amargô

Fundado há três anos, o trio Amargô acumula premiações em eventos e festivais pelo país, como o primeiro lugar na 29° edição do Festival de Forró da Lua Cheia, em São Paulo, melhor música para “Forró do Manguezal” e o quarto lugar na 19° edição do FENFIT, no Espírito Santo. Atualmente, o grupo se dedica à gravação de seu primeiro álbum.

Do Rio de Janeiro, “Rodri” Guimarães iniciou sua carreira em 2002 como percussionista, participou de apresentações como artista convidado do Trio Mussambê e hoje dá aulas particulares de zabumba. Também do Rio, o músico Vinícius “Carinhoso” é compositor e multi-instrumentista, e foi co-fundador das bandas de Forró tradicional Xorumibom e Cangote Suado. Já Thays, além de intérprete, compositora e instrumentista, também é produtora cultural e já foi premiada pela websérie “Amargô em Conversas e Canções” no Edital “Cultura Presente nas Redes”, da Secretaria de Estado de Cultura.

Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva

O projeto Forró na Praça foi uma das 47 propostas contempladas pelo Edital Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva, via categoria Programa de Desenvolvimento da Música. Aberto em 2020 pela prefeitura, o Edital beneficiou, através do inciso III da Lei Aldir Blanc, projetos inscritos nos segmentos de Artes Visuais, Carnaval, Dança, Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+ e Produção Cultural – áreas relevantes ao movimento cultural do município, que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia.

Como contrapartida, os beneficiários ficam obrigados a garantir a realização de atividades e programações gratuitas, bem como a prestação de contas sobre o uso do benefício.

Para mais notícias e informações sobre os projetos fomentados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook, em www.facebook.com/culturapmspa.