São Pedro da Aldeia aceita pagamentos por Pix com regularização imediata dos tributos

Cidade é a primeira da região a disponibilizar o serviço que oferece agilidade ao contribuinte

A cidade de São Pedro da Aldeia avança na desburocratização e oferece mais celeridade para os moradores quitarem os tributos municipais. A partir desta quinta-feira (26), a prefeitura aceita o pagamento das cobranças via Pix e possibilita a regularização instantânea dos impostos e taxas. O município é pioneiro na Região dos Lagos a disponibilizar o serviço. Este é mais um avanço da Secretaria de Fazenda, que visa digitalizar e facilitar o processo de pagamento dos tributos.

O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, aponta que a cidade é pioneira na região. “Nossa equipe trabalha com afinco para desburocratizar e trazer agilidade para o atendimento ao público. Estudamos todo o procedimento para viabilizar essa novidade aos contribuintes e agora somos a primeira cidade da região a aceitar o pagamento de tributos por Pix. Além disso, a regularização imediata dos tributos é outra importante conquista do município”, disse.

Segundo o secretário, o objetivo é facilitar a vida dos contribuintes, trazendo inovações, como, por exemplo, o Acordo de Dívida Ativa totalmente online. A prefeitura reforça que estar em dia com os tributos municipais é fundamental para o bom andamento dos serviços essenciais.

Como funciona

O pagamento via Pix é feito de forma simples. A cada boleto gerado, será emitido também um QR Code. A novidade é referente aos tributos deste ano e aos inseridos na dívida ativa, exceto para os que estiverem com processo judicial. Com a nova modalidade, a baixa da guia quitada ocorre imediatamente após o pagamento.

A gestão pública aponta o cenário pandêmico e destaca que visa facilitar a vida do contribuinte. Dessa maneira, o objetivo é oferecer opções para que a população quite os débitos municipais sem precisar sair de casa. De acordo com a secretaria, dentre os tributos aceitos na nova modalidade de cobrança estão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), entre outros.

A prefeitura mantém os atendimentos presenciais ao público nos setores de IPTU e na Sala do Empreendedor. Assim, os setores atendem ao público das 9h às 16h50. Também estão disponíveis os demais canais: chat, email ou mensagem por whatsapp (22) 2621-1023. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia fica na Rua Marques da Cruz, nº 61, no Centro da cidade. Os contribuintes que forem até a sede da prefeitura também podem utilizar o Pix como forma de pagamento.