São Pedro da Aldeia marcou presença no Encontro de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A cidade foi representada pelo secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, e pela diretora municipal da pasta, Giselle Lima. Mais de 80 gestores da administração pública compareceram ao evento, que aconteceu no Centro Cultural João Nogueira, na capital fluminense, na sexta-feira (18).
O objetivo do encontro foi apresentar as políticas públicas voltadas para o setor, que estão sendo implementadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), além de prestar contas dos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado.
A programação incluiu apresentações sobre o funcionamento do sistema estadual de fomento e a aplicação de recursos oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), habilitado pela atual gestão da SECEC-RJ, entre outras propostas da secretaria estadual para o segmento. O evento contou com a participação da secretária estadual, Danielle Barros, e do subsecretário de Planejamento e Gestão, Vitor Corrêa.
O secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, destacou a participação no evento estadual. “Manter um diálogo aberto, promover a integração e essa troca de experiências com o Estado e os demais municípios é algo muito importante e que nós temos buscado, na medida do possível. O trabalho em conjunto só fortalece o nosso setor e possibilita que todos os municípios superem obstáculos e avancem, principalmente neste período de pandemia em que nossas atividades foram extremamente afetadas. Nesse momento, cada projeto, cada edital e cada recurso disponibilizado pelo Estado será fundamental para auxiliar os artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia”, disse.
Projetos culturais
Este ano, a SECEC-RJ pretende patrocinar projetos culturais, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que somam mais de R$ 90 milhões. Além disso, nove editais vão destinar cerca de R$ 30 milhões para a atividade em 2021, dois dos quais já lançados.
“Esse encontro foi um divisor de águas, pois o Estado abriu um espaço que visa democratizar os recursos para as secretarias de Cultura através da integração e diálogo, pretendendo, desta forma, conhecer os municípios e as suas necessidades”, ressaltou a diretora municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, Giselle Lima.
Durante o evento, o público pôde assistir apresentações da cantora Flávia Saolli, da Camerata de Violões Arealense, contemplada no edital da SECEC “Cultura Presente nas Redes” e um show de Stand-Up comandado pelo assessor da Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo, Vinicius Stael, outro premiado pelo “Cultura Presente nas Redes”. A programação incluiu, ainda, exibição do curta metragem “Camilla Amado” e uma apresentação musical da bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.