São Pedro da Aldeia tem equipe de Apoio Domiciliar para primeiros socorros

Serviço funciona 24h por dia e pode ser acionado pelo 192

O morador de São Pedro da Aldeia que precisar de serviços de primeiros-socorros dentro de sua casa pode contar com a equipe de Apoio Domiciliar, da Secretaria Municipal de Saúde. O setor garante o acesso do paciente, que esteja em risco iminente de vida dentro do domicílio, até uma unidade de pronto-atendimento. O contato pode ser realizado pelo 192 e também pelo telefone fixo (22) 2621 0192. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.

O Apoio Domiciliar presta primeiros socorros exclusivamente na casa do paciente de maneira técnica e qualificada. É importante ressaltar que o 192 não atende moradores que estejam em estabelecimentos comerciais, em vias públicas ou em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), dentre outros. Para estes casos os cidadãos devem acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Recém integrada à Atenção Domiciliar, a equipe de Apoio Domiciliar presta retaguarda aos pacientes cadastrados nos programas Melhor em Casa e de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC), oferecendo todo o suporte dentro do município.

O técnico articulador em redes, Vander Alexandre, destaca que o atendimento humanizado e a qualidade nos atendimentos, seguem sendo a prioridade nos serviços ofertados. Os profissionais de saúde oferecem, ainda, orientações em situações de emergência, acalmando a vítima e conduzindo os procedimentos pertinentes de maneira exata por atendimento telefônico, caso necessitem desses cuidados.

Atual coordenador do setor, Junior Curcino comentou sobre o serviço. “É importante informarmos de forma clara aos aldeenses sobre o objetivo e a funcionalidade do Apoio Domiciliar, para que o trabalho não seja descaracterizado ou mal interpretado quanto a atuação dos profissionais”, disse.