Saúde aldeense promove passeio com integrantes do Grupo da Melhor Idade do bairro São João

Iniciativa é da Atenção Primária, que busca promover cuidados com a saúde mental

A quinta-feira (26/01) foi especial para os idosos que participam do Grupo da Melhor Idade da Estratégia de Saúde da Família II do bairro São João, em São Pedro da Aldeia. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), promoveu um passeio com os integrantes, que tiveram a oportunidade de visitar as belas paisagens de Praia Linda e Balneário, local que muitos desejavam conhecer.

A atividade foi uma iniciativa do setor de Atenção Primária, em parceria com a ESF São João II e o NASF. O objetivo foi promover o bem-estar dos usuários do SUS, através de atividades lúdicas e de integração entre equipe e participantes.

O Grupo da Melhor Idade tem encontros quinzenais em espaços coletivos da cidade, quando são discutidos temas relacionados aos cuidados físicos e mentais. A iniciativa visa proporcionar aos integrantes momentos de troca de experiências, aprendizados, socialização, fortalecimento de vínculos, prevenção e educação em saúde.

Os participantes são encaminhados pelas equipes de Saúde da Família do bairro São João e acompanhados coletivamente pelo NASF, que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais, realizando um trabalho de matriciamento junto às unidades de saúde.

Para o passeio da quinta-feira (26/01), o grupo contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que cedeu o transporte para que o projeto acontecesse.