Saúde oferece mutirão de serviços em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes

Cidadãos terão acesso a aferição de pressão arterial, testes de glicemia e avaliação nutricional

No dia 14 de novembro foi comemorado o Dia Mundial da Diabetes e a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio do departamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DANTs), realizará nesta quinta-feira (24/11), um mutirão de serviços à população com aferição de pressão arterial, testes de glicemia e avaliação nutricional.

A ação acontece na Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h, com demanda livre aos aldeenses que comparecem ao local.

O diabetes é uma doença crônica que faz com que o corpo não produza insulina ou não empregue adequadamente o hormônio responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Podendo ser do tipo 1 e 2 e a gestacional.

O tratamento correto do diabetes começa na manutenção de uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia. Altas taxas de açúcar no sangue, por tempo prolongado, podem causar sérios danos à saúde como a cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.

Prevenção e tratamento:

Uma dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2. Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações.