Secretaria de Agricultura promove evento de lançamento do projeto Arte no Coco

Objetivo é gerar renda de forma sustentável e enriquecer a identidade cultural e turística do artesanato aldeense
Foto: Divulgação/PMSPA

O projeto Arte no Coco foi lançado oficialmente durante um evento realizado na noite da última sexta-feira (14). A iniciativa, que já reúne 24 artesãos, transforma cascas de coco em peças como bowls, vasilhas, taças e utilitários. O objetivo é gerar renda de forma sustentável e enriquecer a identidade cultural do artesanato aldeense.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura aldeense e a Fazenda Cadal Agropecuária, uma tradicional fornecedora de coco para o mercado nacional. Localizada no bairro Rua do Fogo, a fazenda fornece a matéria-prima, equipamentos e o material para a confecção de peças artesanais a partir da casca do coco, como lixadeiras e esmerilhadeiras.

Foto: Divulgação/PMSPA

O secretário de agricultura, Thiago Ribeiro, agradeceu a parceria. “Antes a casca do como servia unicamente como substrato para a propriedade. Hoje está se transformando em artesanato, dando oportunidade de ganho financeiro para essas famílias. Um verdadeiro trabalho auto sustentável. A Fazenda Cadal é uma grande parceira nossa. Só tenho a agradecer”, disse.

A diretora de Trabalho da pasta, Vanusa de Arruda, disse que a partir de agora as peças serão comercializadas na região. “Passamos da fase de produção para a também comercialização dos bowls ou taças de coco. A partir daí também a produção de novas peças. Isso vai incentivar muito a parte cultural, turística e geração de emprego no município”, explicou.

Estiveram presentes na ocasião o secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro; a secretária de Turismo, Andrea Tinoco; Ivonete Santos, representando o Desenvolvimento Econômico; Angela e Horácio representaram a Fazenda Cadal; a instrutora e uma das idealizadoras do curso, Kátia de Carvalho Rodrigues; as representantes da associação comercial Cláudia Amorim e Vera; artesãos e empresários.

O Arte no Coco tem como sede o  Horto Escola Artesanal, que fica localizado às margens da rodovia Amaral Peixoto – RJ 106, no bairro Balneário.