Search

Secretaria de Cultura apresenta projetos e faz balanço de ações durante live via rede social

Evento virtual esclareceu questões sobre Lei Aldir Blanc, Casa da Flor, reativação do Fórum e do Conselho Municipal e funcionamento da Escola de Artes

Os cidadãos, artistas, agentes e produtores culturais de São Pedro da Aldeia tiveram a oportunidade de conhecer melhor os projetos e as principais ações realizadas e em andamento na Secretaria Adjunta de Cultura. Conduzida pelo secretário da pasta, Thiago Marques, a live “Cultura Ao Vivo” apresentou metas e fez um balanço da gestão em pouco mais de 100 dias de governo na noite desta quinta-feira (6). 

Encontro reuniu virtualmente representantes de segmentos artísticos e dos equipamentos da Cultura
Foto: Raíra Morena | ASCOM

Entre os assuntos em destaque estiveram os projetos culturais executados com recursos da Lei Aldir Blanc, a restauração da Casa da Flor, a reativação do Fórum e do Conselho Municipal de Política Cultural, o funcionamento da Escola de Artes durante a pandemia, agenda cultural e o cadastramento on-line de agentes do município

O secretário apresentou um diagnóstico das principais demandas relacionadas ao setor cultural
Foto: Reprodução Facebook

Responsável por conduzir a transmissão ao vivo pela página da Cultura no Facebook, o secretário Thiago Marques abriu a live com a apresentação do diagnóstico feito pela pasta e algumas das metas já atingidas. “Esse bate-papo com a sociedade civil e com os nossos agentes culturais é muito importante. A nossa intenção é estreitar, cada vez, mais o diálogo com os segmentos artísticos e culturais do município, ouvir o que eles têm a dizer, entender quais são as suas demandas, ideias e dificuldades e, ao mesmo tempo, dar transparência às nossas ações”, disse.  

Mesa principal foi composta pelos membros da gestão da Secretaria Adjunta de Cultura
Foto: Raíra Morena | ASCOM

Destaques  

Entre os temas em destaque estiveram o início da reestruturação do Sistema Municipal de Política Cultural (SMPC) e de todas as suas instâncias, passando pela regulamentação do Fundo Municipal, a articulação para a reativação e eleições ao Fórum Municipal, a realização da Conferência Municipal, prevista para acontecer este ano de forma on-line, e a elaboração do Plano Municipal de Política Cultural.  

“O funcionamento e a reestruturação do Sistema foi uma das nossas primeiras preocupações, porque é ele que garante, dentre outras coisas, que recursos financeiros cheguem para editais e projetos na cidade e que não fiquemos só dependentes da verba que a gente já recebe todo ano através da Lei Orçamentária Anual e do planejamento de cada governo. É a partir do SMPC que podemos avançar como política pública”, destacou a diretora de produção cultural da Secretaria, Maria Carolina Gouvêa.   

Reestruturação do Sistema Municipal de Política Cultural foi uma das prioridades da gestão
Foto: Reprodução Facebook

Também foi colocado em pauta um outro componente fundamental do Sistema, o Conselho Municipal de Política Cultural, que, recentemente, ganhou novas representações da sociedade civil com a sanção da Lei nº 2.929/2021 pelo prefeito Fábio do Pastel. A nova lei ampliou de nove para 12 o número de cadeiras dos segmentos culturais e artísticos no órgão colegiado, incluindo classes inéditas, como culturas LGBTI, Inclusivas, Digital e Afro-Brasileira, entre outras.  

Na oportunidade, a presidente e a secretária geral eleitas para o Fórum Municipal de Cultura, Juliane Carvalho e Tatiana Musse, destacaram a importância do retorno do Fórum, como espaço de acolhimento, comunicação e aproximação dos agentes culturais. “O Fórum é a representação civil dos segmentos culturais e hoje temos uma linha direta de articulação, intervenção, troca de experiências e de debate com a Cultura”, pontuou Tatiana.  

A reativação do Fórum Municipal de Cultura foi um dos avanços alcançados este ano
Foto: Reprodução Facebook

Metas e projetos  

Na ocasião, foram apresentadas as metas alcançadas pela gestão, que incluíram a efetivação do projeto virtual “Bate-papo com o secretário”, que abriu um diálogo segmentado com representantes de 12 classes culturais do município; o mapeamento cultural, voltado ao cadastramento de agentes culturais do município, por meio do preenchimento de um formulário já disponibilizado no site da Prefeitura (clique AQUI para acessar); e a implantação de uma agenda cultural. 

“A intenção é que seja uma agenda bem democrática, por meio da qual os artistas e agentes possam estar se cadastrando e divulgando a sua atividade ou evento para que toda a população tenha acesso e participe. É um projeto que visa abrir espaço e valorizar o artista da nossa cidade”, destacou a diretora de Cultura, Giselle Lima.  

A diretora municipal de Cultura falou sobre projetos futuros, como a agenda cultural e a restauração da Casa da Flor
Foto: Raíra Morena | ASCOM

Também foram mencionados outros projetos futuros e em tramitação, como o concerto de música “Gabriel Joaquim”, utilizando o espaço da Casa da Cultura; “Arte em Cena”, com apresentações de dança e teatro; “Aldeia Cultural”, com premiações para artistas da cidade; “Cultura na Rede”, um programa jornalístico semanal com transmissão ao vivo para divulgação dos trabalhos locais; as obras de reforma geral do Teatro Municipal, em andamento; e a implantação de uma campanha de arrecadação de alimentos e cestas básicas para os agentes aldeenses prejudicados pela crise da Covid-19, com o apoio da sociedade civil e da iniciativa privada.  

Foto: Sarah Kerchner | ASCOM

Os gestores enalteceram, ainda, as obras de restauração da Casa da Flor, já em tramitação. O processo atende às recomendações do último parecer técnico emitido pelo escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – Região dos Lagos, que apontou a necessidade de serviços de conservação preventiva e de ações contínuas de controle, monitoramento e manutenção da Casa, que é um dos patrimônios artísticos e culturais mais importantes do município. O trabalho envolveu também a convocação de dois servidores efetivos para alocação fixa no imóvel histórico. Os profissionais serão treinados para atuarem como conservadores do monumento, preservando a memória e a identidade do legado.  

Live também contou com a participação de internautas, artistas, agentes, produtores e representantes de diversos segmentos culturais
Foto: Reprodução Facebook

Lei Aldir Blanc  

Também foram apresentados os dados da Lei Aldir Blanc, desde o processo de adesão do município no ano passado até a aplicação dos recursos repassados pelo Governo Federal, que foram distribuídos em categorias de acordo com os incisos da legislação. Em São Pedro da Aldeia, cerca de 100 agentes e mais de 40 projetos e espaços culturais foram contemplados com verba da lei emergencial de apoio à classe artística.   

O financiamento cultural tem viabilizado a continuidade das atividades de dezenas de artistas e agentes culturais aldeenses afetados pelas medidas de isolamento social causadas pela pandemia da Covid-19. Os projetos executados pelos beneficiários contam com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura, com suporte técnico do assessor administrativo da pasta, Augusto Azevedo, e divulgação institucional no portal da Prefeitura e nas redes sociais.  

“Nossa gestão abraçou a Lei Aldir Blanc. Esse auxílio foi muito importante porque muitos artistas estavam parados e ainda estão. Nós somos o setor que mais aglomera pessoas pela natureza das nossas atividades e, infelizmente, fomos os mais atingidos pela pandemia e seremos os últimos a poder retornar”.  

Augusto Azevedo, assessor administrativo da Secretaria Adjunta de Cultura.
O assessor administrativo da Cultura deu transparência à destinação dos recursos da Lei Aldir Blanc
Foto: Raíra Morena | ASCOM

Escola de Artes  

A dedicação da equipe docente da Escola de Artes Municipal foi outro ponto de destaque do evento. Devido à pandemia da Covid-19, a unidade vem mantendo suas atividades na modalidade de ensino à distância, por meio de videoaulas gravadas semanalmente pelos instrutores e disponibilizadas no canal da Escola, no Youtube. A equipe também tem oferecido atendimentos on-line aos alunos, por videoconferência, recebendo feedback, prestando orientações e esclarecendo dúvidas, até que seja possível o retorno presencial das atividades.  

As representantes da Escola de Artes apresentaram um balanço das atividades escolares que acontecem em novo formato devido à pandemia
Foto: Raíra Morena | ASCOM

Este ano, a Escola também precisou abrir inscrições para o ano letivo de forma totalmente on-line, superando, mais uma vez, o número de vagas. “De 650 vagas, nós recebemos 815 inscrições”, lembrou a coordenadora artística, Anna Fernanda Corrêa. “Iniciamos um ano desafiante, mas muito produtivo e cheio de novas ideias. A Escola é a verdadeira esperança da arte no município, fruto do nosso desejo e da vontade de muitas pessoas de que ela tenha sucesso no âmbito de formação e de oportunizar experiências artísticas em vários segmentos”, finalizou a supervisora pedagógica, Evana Peres.  

A Escola de Artes é um dos equipamentos mais importantes da estrutura da Secretaria Adjunta de Cultura
Foto: Reprodução Facebook

A Escola é um projeto pioneiro, de iniciativa do Poder Público Municipal, regulamentada pelo Decreto nº 94/2006, que atua na formação cidadã de crianças, jovens e adultos aldeenses em diferentes expressões artísticas, como dança, teatro, música e artes plásticas. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui