A Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (07) o retorno às unidades escolares para medição e pesagem do programa NutriSUS. A primeira unidade foi a creche Tia Fátima, localizada no bairro Campo Redondo. O programa federal NutriSUS realiza a fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais), visando combater a anemia em crianças dos seis meses até cinco anos.
“Estamos retornando às unidades para medir e pesar as crianças que iniciaram o NutriSUS com a gente. Ao todo, são seis unidades participantes e cerca de 300 crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Governo Federal. Vamos passar por todas as escolas e creches envolvidas”, disse a coordenadora do Programa Bolsa Família e do NutriSUS, Flávia Fidélis.
O objetivo do programa é reduzir os principais efeitos causados pela anemia e pela falta de ferro nos indivíduos, o que pode gerar diminuição da capacidade de aprendizagem e da produtividade em todos os ciclos vitais. A anemia é considerada um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e também nos países desenvolvidos.
O sachê entregue para as creches é composto de 15 micronutrientes e é facilmente administrado, devendo ser adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas à criança. O suplemento não altera o sabor do alimento, o que evita rejeição, é de fácil absorção pelo organismo e não causa irritação gástrica. Para a participação das crianças no Programa, os pais ou responsáveis assinaram um termo de permissão, para que o suplemento pudesse ser aplicado diretamente na merenda escolar.