A Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia realizou, na sexta-feira (17/03), no auditório da Secretaria de Educação, uma reunião com os representantes da Rede Trilhas e INEA para oficializar a Trilha dos Cardeiros como um atrativo turístico do município. O encontro contou com a presença da Secretária de Turismo, Claudia Tinoco, das turismólogas Isabella Nogueira e Katia Santos e do turismólogo Alexandre Martins, além de representante dos Escoteiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, falou sobre a iniciativa. “É com grande satisfação que recebo a equipe técnica da Rede Trilhas e do INEA. Os profissionais vieram para ministrar a agentes públicos e instituições parceiras uma oficina de sinalização teórica e prática visando a implantação da Trilha dos Cardeiros, a ser inaugurada no próximo dia 01 de abril. A iniciativa está associada a uma série de ações que visam oferecer a turistas e moradores opções de lazer e entretenimento”, destacou.
Para a representante da Rede Trilhas, Amanda Jevaux, o projeto irá fomentar ainda mais o turismo no Município. “A iniciativa da Secretaria de Turismo é certeira dado o potencial turístico da trilha dos Cardeiros. Hoje realizamos uma oficina de sinalização e manejo de trilhas, juntamente com representantes do Inea, que apoia o nosso projeto. Nosso objetivo é integrar a cidade à nossa rede que envolve trilhas do Oiapoque ao Chuí”, finalizou.
No período da tarde, as equipes visitaram o local com os representantes da Rede Trilhas. Os profissionais estudaram e inspecionaram os pontos de todo o percurso para a instalação de placas sinalizadoras. O passeio contará com um monitor que acompanhará o percurso, transmitindo as informações ligadas à natureza do local.
Conheça mais sobre o projeto Rede Trilhas
A Associação Rede Brasileira de Trilhas trabalha para fortalecer as trilhas no Brasil, mesclando o que há de mais bem sucedido nos modelos norte-americano e europeu, com o objetivo de obter benefícios de recreação, conservação e geração de renda semelhantes no Brasil.
No projeto da Rede, cada trilha regional tem sua própria pegada amarela e preta, além de governança e estratégia de emprego e renda próprias. Ao adotar uma sinalização padronizada tem-se também o resultado de criar uma identidade visual “Trilhas do Brasil”. Assim, uma simples fotografia de um turista publicada em uma rede social servirá para divulgar não apenas aquela trilha, mas toda a Rede e, consequentemente, o país como destino ecoturístico.