Casa do Papai Noel atrai mais de quatro mil visitantes em São Pedro da Aldeia

Atração natalina foi encerrada na última semana com a presença especial do grupo de patinadores da cidade

Em um mês de funcionamento, a Casa do Papai Noel de São Pedro da Aldeia encerrou suas atividades com milhares de assinaturas no livro de visitas. A atração, que abriu a temporada natalina no município, fomentou o turismo local e atraiu crianças e famílias à Casa da Cultura para conhecer de perto o Bom Velhinho e todo o encanto da tradicional exposição cenográfica de Natal. Este ano, o espaço também contou com a visita especial dos integrantes do grupo “SPA Patins In Line” que, por meio da patinação urbana, contribuíram para propagar a atração na cidade.

Este ano, o espaço recebeu a visita especial dos integrantes do grupo aldeense de patinação urbana “SPA Patins In Line”
Divulgação/SPA Patins In Line

Para o secretário de Cultura, Thiago Marques, o sucesso na retomada da atração este ano se deve, em grande medida, ao incentivo do prefeito Fábio do Pastel e ao esforço conjunto da equipe e de secretarias parceiras do projeto. “É com muita alegria que encerramos a Casa do Papai Noel este ano – um projeto 100% do município, feito por artistas da cidade e para a cidade. Ficamos muito felizes de ver o sucesso de visitações e por poder valorizar a arte e a cultura da nossa terra. O projeto de Natal este ano foi um grande desafio para nós, mas, graças ao empenho dos nossos colaboradores, voluntários, secretários parceiros e o importante apoio do prefeito, conseguimos oferecer uma programação completa e com muitos atrativos para as crianças”, destacou.

Mais de 30 novas mobílias em estilo colonial, como lustres, colunas, estantes e até uma lareira cenográfica, foram confeccionadas especialmente para a exposição deste ano, assinadas pelos artistas plásticos aldeenses Márcio Alexandre Simas e Flávio Rangel, colaboradores há mais de 20 anos na Cultura. Os móveis, distribuídos em três ambientes diferentes, revitalizaram o espaço e deram à casa do Bom Velhinho um ar aconchegante e clássico.

Móveis confeccionados em estilo colonial deram ao lar do Bom Velhinho um ar aconchegante e clássico
Fotos:
Bruninho Volotão/Divulgação PMSPA

Símbolo da tradição religiosa do Natal, o presépio da edição 2021, esculpido em 3D, ganhou mais espaço e destaque na entrada da Casa. Um trenzinho em madeira e a presença do próprio Papai Noel nas noites de terça a domingo também fizeram sucesso entre as crianças, que puderam tirar fotos com o personagem e brincar no espaço. Um dos cômodos inéditos, o quarto do Bom Velhinho ganhou novos móveis e um relógio de pé que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX.

Este ano, a programação contou com a chegada inédita do Papai Noel pela Lagoa de Araruama e a participação especial de grupos de dança e moda da cidade e das crianças assistidas pela ONG Aldeia da Infância Feliz, do Balneário, além da realização do primeiro concerto natalino instrumental a céu aberto – projeto pioneiro realizado através de Chamamento Público.

No Centro da cidade, o projeto natalino contemplou ainda a decoração em pontos estratégicos da cidade, no deck e na Praça Hermógenes Freire da Costa, além do coreto, das árvores, canteiros e do conjunto arquitetônico da Igreja Matriz, na Praça Agenor Santos.

Patinação natalina

O projeto da Casa do Papai Noel e da ornamentação natalina deste ano chamou a atenção dos patinadores do coletivo “SPA Patins In Line”, que fizeram questão de incluir os atrativos na rota de passeios. O grupo reúne dezenas de adeptos e há quase cinco anos fomenta a prática da patinação urbana em São Pedro da Aldeia.

“A repercussão da nossa visita à Casa do Papai Noel foi muito grande. Tiramos muitas fotos aqui e quando publicamos na nossa rede social, muitas pessoas começaram a nos perguntar sobre a Casa, porque queriam conhecer também. Nós adoramos essa iniciativa da Cultura e é gratificante saber que as portas foram abertas para o ‘SPA Patins In Line’”, destacou Susan Kelly, uma das administradoras do grupo, moradora do bairro Morro do Milagre.

Vestidos à caráter, os patinadores fizeram manobras, como saltos e os chamados slides, atraindo a atenção de pedestres e motoristas. “A intenção do grupo é, além de fazer amizades, divulgar os pontos turísticos da cidade e trazer novos adeptos para a modalidade. A Casa do Papai Noel criou um novo fomento turístico para o município e nós fizemos questão de ajudar a difundir. A gente ama São Pedro da Aldeia e o que é bom para a cidade, é bom para a gente também. Quanto mais atrativos, melhor”, destacou o turismólogo, também membro do grupo, Carlos Liberatori.

Grupo fomenta a prática da patinação urbana há quase cinco anos em São Pedro da Aldeia
Divulgação/SPA Patins In Line

Em São Pedro da Aldeia, o “SPA Patins In Line” também promove um projeto social semanal dedicado especialmente à prática da patinação urbana e ao ensino da modalidade para crianças e adolescentes aldeenses. Semanalmente, o projeto reúne cerca de 30 alunos e praticantes.

Projeto social desenvolvido pelo grupo promove encontros semanais para a prática e o ensino da patinação para crianças e adolescentes
Divulgação/SPA Patins In Line

Os encontros acontecem todos os sábados, das 16h às 19h, em uma quadra poliesportiva pertencente a uma escola da rede privada parceira do grupo, localizada no Centro da cidade. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do grupo no Instagram.