Casa do Papai Noel é atração em São Pedro da Aldeia até o dia 10 de janeiro

Principal atração da época natalícia, a Casa do Papai Noel continua aberta à visitação gratuita em São Pedro da Aldeia. O espaço foi aberto no início do mês de dezembro pela Prefeitura e já recebeu mais de quatro mil pessoas de toda a região e de diversos estados do país. Os interessados podem visitar o local, montado na Casa da Cultura, até o dia 10 de janeiro, diariamente das 9h às 21h, exceto nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. Destaque na programação, a presença do Bom Velhinho é garantida de terça a domingo, a partir das 19h.

Foto: Renato Fulgoni

“A Casa do Papai Noel é uma atração diferenciada, um fator marcante nas festividades natalinas da cidade e todo ano é muito aguardada pelas famílias. A gente faz questão de manter essa tradição, única na Região dos Lagos, resgatando a magia do Natal, os costumes da infância e os valores, como esperança, comunhão e solidariedade. Estamos muito orgulhosos por proporcionar esse espaço lúdico a todos os nossos aldeenses e visitantes, sempre com o total apoio e incentivo do prefeito Cláudio Chumbinho”, destacou a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques.

Foto: Renato Fulgoni

Repleta de elementos natalinos, a Casa é dividida em três ambientes com iluminação especial, artefatos típicos e cenários diversificados. A ornamentação inclui o trono do Papai Noel, quadros, cantinho da lareira, o tradicional presépio em tamanho real e atrativos para a criançada, como o trenzinho de Natal, brinquedos e bonecos de neve, que remetem ao clima dos Alpes Suíços.

Foto: Renato Fulgoni

Moradora do bairro Mossoró, a aldeense Rosângela Pinheiro levou a filha Eduarda Maria, de um ano de idade, para visitar o espaço na tarde desta sexta-feira (27). “É a segunda vez que venho na Casa do Papai Noel este ano, fiquei encantada com tudo e a minha filha adorou. A decoração fica mais linda a cada ano e as crianças se divertem bastante. É uma forma também de oferecer um entretenimento acessível tanto para nós, moradores, quanto para os turistas”, disse. Além de moradores locais, já passaram pelo local visitantes de diversas partes do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Distrito Federal e Amazonas.

Foto: Renato Fulgoni

Outro destaque da Casa do Papai Noel deste ano é a sala de jantar natalina, mobiliada com relíquias em estilo colonial português, pertencentes ao acervo municipal. O ambiente conta com uma mesa de jantar em madeira maciça e um relógio de pé que pertenceu à Câmara Municipal em 1892. Os móveis também compuseram a decoração da Casa dos Azulejos, construída em 1847, que hospedou os herdeiros do trono do Império do Brasil, a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu.

Foto: Renato Fulgoni

A Casa do Papai Noel fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade. Os visitantes estão convidados a contribuir com um quilo de alimento não perecível para a campanha “Natal Solidário”, que visa arrecadar mantimentos para serem distribuídos a instituições sociais do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.